29 NOV 2021
Votorantim está em situação de alerta para a dengue

Votorantim está em situação de alerta para a dengue. O atual índice da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) é de 3,83, segundo levantamento feito neste mês de novembro pelo Centro de Controle de Zoonoses.

Os profissionais da Zoonoses visitaram 600 casas e em 23 imóveis foram encontradas larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Os bairros com maior índice foram Santa Márcia, Fornazari, Vale do Sol, Jardim Toledo e Jardim Archila.

O índice possui três classificações: satisfatório (menor de 1 %), alerta (entre 1,1 % e 3, 9 %) e alto risco (a partir de 4%). A ADL é feita de forma trimestral e, além de mensurar a infestação de larvas na cidade, serve também para a Zoonoses direcionar algumas ações em áreas com mais criadouros.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica de Votorantim, neste ano foram confirmados 320 casos de dengue na cidade. O último foi no dia 7 de novembro e importado.

Prevenção

A melhor forma de prevenção da dengue é eliminar a água armazenada. Por esse motivo, é importante manter a caixa d'água, os tonéis e barris fechados, além de lavar semanalmente com escova e sabão os tanques de armazenamento de água.

Em relação aos vasos de plantas, o ideal é retirar os pratinhos situados na base, pois eles acumulam água e tornam-se criadouros do mosquito. Outros cuidados precisam ser tomados com as bandejas de geladeira, com ralos e vasos sanitários sem uso e materiais inservíveis pelo quintal.

Já os materiais inservíveis, como latas e garrafas, não devem ser acumulados em locais abertos. O ideal é que esses produtos sejam destinados à coleta de resíduos sólidos. Outra dica é colocar o lixo em sacos plásticos.

Os imóveis também necessitam de atenção. As calhas precisam estar sempre limpas e a água não deve ficar acumulada sobre as lajes.