24 NOV 2021
Cine-Vagão está encerrando temporada nesta semana em Votorantim
Espectadores deverão seguir protocolos sanitários para participar

Todas as sessões são apresentadas a partir das 19h30, na rua Leopoldo Ferreira, próximo ao cruzamento da via férrea com a avenida Luiz do Patrocino Fernandes, na Vila Dominguinho, em Votorantim. É preciso chegar com uma hora de antecedência para retirar o ingresso, já que há o limite de 50 lugares.

Nesta quarta-feira (24) será exibido o filme “A General” (1h29min), de 1926, dirigido por Buster Keaton. O filme mudo norte-americano de ação e comédia é ambientado na Guerra Civil. O maquinista Johnny Gray (Buster Keaton), apaixonado pelo seu trem "A General", não foi aceito para lutar porque seria mais útil como engenheiro da ferrovia.

Fechando a programação, na quinta-feira (25), o drama norte-americano "À Noite Sonhamos" (1h52min), de 1945, dirigido por Charles Vidor, apresenta a vida do compositor polonês Frédéric Chopin (Cornel Wilde), que se consagra em Paris, tem um romance com a escritora George Sand (Merle Oberon) e luta
pela liberdade de sua pátria contra o domínio russo.

Será obrigatório apresentar comprovante (físico ou digital) com esquema vacinal completo (2 doses da Coronavac, AstraZeneca e Pfizer, ou dose única da Janssen); ou comprovante com a primeira dose e um teste negativo de Covid-19 do tipo PCR feito até 48h antes do horário do filme; ou teste negativo de antígeno realizado até 24h antes do filme (para todas faixas etárias, incluindo menores sem vacinação). Haverá medição de temperatura antes do ingresso no trem.

O uso de máscara durante a sessão é obrigatório. Haverá álcool em gel a ser disponibilizado aos espectadores.

Em caso de chuva forte a organização se reserva o direito de reagendar as sessões para uma melhor experiência do público.

As últimas sessões foram iniciadas na terça-feira (23) com a exibição da ficção científica alemã "Metropolis" (2h33min), de 1927, que estava prevista para a última quinta-feira mas foi reagendada em razão das fortes chuvas.

Cine-Vagão

O Cine-Vagão é desenvolvido através do Fundo Municipal de Cultura (FMC), promovido pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur). O projeto tem o intuito de apresentar clássicos do cinema entre 1930 a 1960, que também foram os anos do auge do transporte ferroviário no Brasil.

Ao todo serão quinze sessões, realizadas duas vezes por mês dentro de um carro de passageiros de 1951 da antiga Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), o qual foi fornecido pela Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária, em regime de parceria, à proponente do projeto, a jornalista votorantinense Juliane Cristine de Almeida.

Restaurado, o vagão é equipado internamente com uma sala de cinema dotada de projetor, sistema de som e gerador para funcionamento dos equipamentos.

Fundo Municipal de Cultura

O Fundo Municipal de Cultura – FMC foi criado pela lei 2471/2015 que instituiu o Sistema Municipal de Cultura, decorrente da adesão do Município ao Sistema Nacional de Cultura – SNC. O FMC é o principal mecanismo de financiamento das políticas públicas de cultura no município, com recursos destinados a programas, projetos e ações culturais implementados de forma descentralizada.

Fundo Municipal de Cultura