21 NOV 2021
33 mulheres comparecem ao mutirão de exames de ultrassom na Policlínica de Votorantim
Trinta e três das 50 mulheres convocadas para o mutirão de exames compareceram na manhã de sábado (20) na Policlínica Municipal de Votorantim. O mutirão visou desafogar a fila de espera dos exames de ultrassom transvaginal na rede municipal de saúde.

A dona de casa Ana Cláudia Jesus de Oliveira, 50 anos, foi uma das pacientes atendidas durante a manhã na Policlínica. Ela procurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Bela Vista para fazer um check-up e um dos exames solicitados pela médica plantonista foi o ultrassom transvaginal.

Ana Cláudia é carioca, mora em Votorantim há três anos e realizou pela primeira vez o ultrassom transvaginal. “É mais um check-up para eu saber se está tudo bem”, conta.

Durante o mutirão na Policlínica, os exames foram feitos pelo médico Tassius Saccomani. Segundo ele, o objetivo foi avaliar os ovários e o útero das pacientes.

O resultado foi entregue à paciente logo após o exame. A continuidade do atendimento acontece com o médico da UBS.

Diariamente, entre segunda e sexta-feira, a Policlínica Municipal de Votorantim realiza em média 80 exames de ultrassom. Além do transvaginal são feitos o obstétrico, da próstata, mama, vias urinárias, articulações, vascular, ecocardiograma e o ultrassom do abdômen.

Novembro Azul

No próximo sábado (27), a Policlínica Municipal de Votorantim fará uma ação voltada à campanha Novembro Azul - para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Os pacientes com 50 anos ou mais de idade, os quais coletaram o Antígeno Prostático Específico (PSA) nas UBSs, passarão por consultas médicas.