18 NOV 2021
Biblioteca da Pracinha da Cultura (CEU das Artes) divulga livro ‘Alice no país dos pretinhos e pretinhas’
O livro é uma analogia da famosa obra de Lewis Carroll e a participação é gratuita

A Biblioteca da Pracinha da Cultura (CEU das Artes) divulga na sexta-feira (19), às 19h, o livro “Alice no país dos pretinhos e pretinhas”, uma analogia entre a personagem de “Alice no País das Maravilhas” (Lewis Carroll) e a “Alice” de uma escola pública estadual de Votorantim.

A história apresenta relatos de adolescentes sobre a situação de preconceitos, discriminações e racismo. As duas ‘Alices’ simbolizam o desejo de conhecimento pleno, o pensar, o refletir, o questionar e, principalmente, o reaprender.

O autor do livro, Carlos Donisete de Oliveira, 54 anos, é professor de História da rede pública estadual e privada. Ele acompanhou os seus alunos da escola estadual Alice Rolim de Moura Holtz, no Jardim São Lucas, desde a volta gradativa das aulas neste ano.

Carlos Donisete explica que a ideia do livro surgiu da necessidade das escolas terem um material específico sobre o tema e de criar algo diferenciado para estimular a leitura e escrita dos alunos.

A obra propõe uma reflexão e uma mobilização sobre o racismo aos pré-adolescentes, adolescentes e a sociedade no geral.

Sobre o autor

Além de professor, Carlos Donisete de Oliveira é poeta, cronista e agitador cultural. É autor do livro de poesias infantis “Insetos Poéticos” pela editora Crearte (outubro 2019) e participante de coletâneas como “Professor Escritor – Concurso Lygia Fagundes Telles (CRE Mário Covas -2003), além da crônica “Cotidiano de um trabalhador” que deu origem ao curta-metragem “Ciclo da luz”, do cineasta Marcelo Domingues.

O CEU das Artes fica na rua Elcia Pinto da Rosa, 78, no Jardim Cristal. A entrada é gratuita.