09 OUT 2021
Projeto Acordes reúne crianças e adultos na praça Lecy de Campos

Público participou de uma oficina de pintura e curtiu a apresentação da banda Conselheiro Mayrink

A praça Lecy de Campos recebeu neste sábado (9) crianças e adultos no projeto ‘Acordes’. O público pode usar a criatividade pintando telas com tintas coloridas ao som de música instrumental.

O evento promovido pela Associação Cultural Pintura Solidária teve o apoio da Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. As pessoas presentes na praça puderam pintar telas de pano com tinta acrílica e levar os quadros para casa.

A aposentada Maria das Dores, 61 anos, participou da oficina de pintura. Ela mora perto da praça, foi à feira livre e, depois das compras, curtiu o evento ao lado do neto Miguel, de 8 anos. “Ele adora desenhar e pintar”, comenta.

Já Iolanda Regina Pontes Piedade, 28 anos, compareceu à oficina de pintura junto com as filhas Verônica, 8 anos, e Maria Eduarda, 5 anos. As duas crianças estudam na Escola Municipal Lauro Alves Lima, no Jardim Serrano, e o convite para participar da atividade foi feito por meio de um grupo formado no Whatsapp da instituição de ensino. “A Verônica ama pintar e está ajudando a irmã mais nova”, diz Iolanda.

Por volta das 11h, a oficina de pintura foi embalada com canções executadas pela banda Conselheiro Mayrink, campeã estadual e nacional na categoria de concerto. Os músicos tocaram versões de clássicos do rock e da MPB.

A ação fez parte das comemorações do mês do Dia das Crianças. Na próxima terça-feira (12), o Ônibus Cultural percorrerá quatro bairros de Votorantim. O espetáculo “Coisas de Saci” será apresentado pela Cia. Tempo de Brincar.

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Marcelo Domingues, a criança é sempre uma das prioridades das ações da pasta. Segundo ele, o projeto Acordes traz um foco diferenciado, não apenas festivo, mas também um foco cultural muito forte através da pintura, das artes plásticas e da música”, diz. “Entendemos a importância de preparar o indivíduo nessa idade para ele ser um adulto melhor”, completa.

O ‘Acordes’ é um projeto recente, aprovado em 2019, mas devido à pandemia só começou a ser desenvolvido este ano. As atrações cumpriram todos os protocolos de segurança contra a Covid-19, distanciamento social, álcool em gel e kits individuais de pintura.

O evento contou com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Votorantim, do Ministério do Turismo e da Pintura Solidária. A ação tem o patrocínio das empresas Case Multiação e Ruff, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.