30 SET 2021
Programa ´Votorantim Cidade Saudável´ começa na próxima semana em dois polos
A ação visa resgatar os cuidados com a saúde dos votorantinenses por meio de atividades físicas

A Prefeitura inicia na próxima semana o programa “Votorantim Cidade Saudável”. O projeto, coordenado por uma equipe multidisciplinar do governo municipal, visa resgatar os cuidados com a saúde dos votorantinenses por meio de atividades físicas.

O programa terá como sede as unidades de saúde. Dessa forma, os participantes terão acompanhamento de profissionais das secretarias de Esportes e Saúde.

O pontapé inicial será dado na próxima terça-feira (5) em duas unidades de saúde. Os participantes participarão de uma aula de alongamento e caminhada sob a supervisão de um profissional de educação física, vinculado à Secretaria de Esportes.

A atividade será realizada na unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) do Jardim Tatiana, às 7h. Já o núcleo formado na ESF Green Valley promoverá o alongamento e a caminhada, às 9h, na Escola Municipal Professor Cândido dos Santos.

O “Votorantim Cidade Saudável” será realizado semanalmente, às terças e quintas-feiras, em parceria com as secretarias de Saúde e de Esportes. O programa visa atender crianças, adolescentes, adultos e idosos com o desejo de adquirir um estilo de vida saudável.

O objetivo do programa é diminuir significativamente o número de queixas ambulatoriais. A prática regular de exercícios físicos e uma alimentação saudável promovem a perda de peso (gordura), fortalecem o sistema imunológico e diminuem o esforço do músculo cardíaco.

Nesse primeiro momento, a Secretaria de Esportes utilizará um banco de dados da Secretaria de Saúde, mais especificamente dos programas já desenvolvidos no município. A ideia é atrair as pessoas já cadastradas, as quais fazem o controle periódico de patologias nas unidades de saúde.

Posteriormente, o atendimento do “Votorantim Cidade Saudável” será estendido ao público em geral. A pessoa deverá fazer um cadastro e será orientada a seguir as etapas do programa.