02 AGO 2021
Secretaria de Saúde vacina mais 25 pessoas em situação de rua contra Covid-19 em Votorantim

Uma primeira ação ocorreu em julho e imunizou 18 indivíduos, os quais aceitaram acolhimento no Cermag

A Prefeitura de Votorantim promoveu uma segunda ação para aplicar a vacina contra Covid-19 nas pessoas em situação de rua. O trabalho foi desenvolvido nesta segunda-feira (2) e resultou na imunização de 25 indivíduos.

Desta vez, o foco foram pessoas as quais não aceitaram acolhimento no Centro Esportivo e Recreativo Municipal Aldovir Gori (Cermag). Mesmo com as abordagens feitas pela equipe da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda, esses indivíduos preferiram permanecer na rua.

A equipe da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda tem mapeado os locais onde as pessoas em situação de rua costumam ficar em Votorantim. Com esses dados, funcionários da Secretaria de Saúde foram aos pontos e aplicaram as doses.

As pessoas em situação de rua foram abordadas nas regiões do centro, Parque Bela Vista, Itapeva, na avenida Gisele Constantino, no Rio Acima, Jardim Toledo, Ângelo Vial, no bairro da Chave e na Vila Dominguinho. Um grupo presente no Cermag também foi imunizado.

Em 22 de julho, 18 pessoas em situação de rua foram vacinadas contra Covid-19 no Cermag. Após a dose, as pessoas receberam o comprovante de vacinação. O papel contém o nome, a data da aplicação e a marca da vacina.

Desde 1º de junho, a Prefeitura de Votorantim transformou o Cermag em um local provisório de acolhimento. O objetivo, além de proporcionar mais cidadania, também é fornecer serviços de higiene e alimentação durante a pandemia do coronavírus.

A iniciativa faz parte do Programa Reviver. O projeto é focado no resgate da cidadania de pessoas em situação de rua em Votorantim.

O Programa Reviver começou a ser estruturado no início do ano pela Secretaria de Cidadania e Geração de Renda. O resultado desse trabalho de acolhimento no Cermag ocorreu graças a um trabalho em conjunto com as secretarias de Desporto, Saúde, e Cultura, Turismo e Lazer.

As pessoas em situação de rua foram convidadas a visitar as dependências do Cermag durante as abordagens semanais feitas por assistentes sociais e cuidadores vinculados à Secretaria de Cidadania e Geração de Renda. Algumas delas já frequentavam a casa de passagem Dr. Josmar Mariano da Silva.

No local, as pessoas em situação de rua têm camas, cobertores e travesseiros. Chuveiros e banheiros foram colocados à disposição para a higiene pessoal. O governo municipal também oferece alimentação, além de shows artísticos.