29 JUL 2021
Votorantim dobra capacidade de atendimento a pessoas em situação de rua no Cermag
Foto Noticia Principal Grande
Área interna do espaço provisório de acolhimento montado no Cermag. Crédito da foto: Prefeitura de Votorantim
O espaço provisório passou a ter 40 camas para acolhimento durante essa onda de frio

A Prefeitura de Votorantim dobrou a capacidade de atendimento no espaço provisório de acolhimento montado no Centro Esportivo Recreativo Municipal Aldovir Gori (Cermag). O local tem 20 camas e, desde quarta-feira (28), passou a ter mais 20 colchões para uso emergencial.

O reforço no atendimento foi necessário devido à onda de frio que atinge a região. Segundo a previsão da Defesa Civil, até domingo (1º), uma massa de ar polar irá avançar no Estado, provocando queda acentuada de temperatura e formação de geada.

Na noite desta quarta-feira (28), 23 pessoas dormiram no Cermag. Uma equipe formada por funcionários da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda, da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal (GCM) também percorreu as ruas da cidade para abordar as pessoas em situação de rua.

Durante o trabalho, três pessoas foram abordadas e encaminhadas ao Cermag. Elas estavam em vias públicas nos bairros Parque Bela Vista, Jardim Tatiana e na região central.

Essa população-alvo tem sido acolhida desde 1º de junho no Cermag. No local, cada pessoa tem uma cama, travesseiro e cobertor para passar a noite.

O governo municipal também oferece três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) no espaço de acolhimento. A pessoa em situação de rua ainda tem disponível banheiro e chuveiro para manter a higiene pessoal.

A iniciativa faz parte do Programa Reviver, projeto focado no resgate da cidadania de pessoas em situação de rua em Votorantim. Esses indivíduos não são obrigados a permanecer no local, mas aceitaram a oferta de atendimento.

Além dos cuidados básicos, essa população-alvo tem recebido acompanhamento de profissionais da saúde. Neste mês, um grupo recebeu a dose da vacina contra Covid-19.

A Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer também promove no local shows musicais com artistas de Votorantim e sessões de cinema. Revistas também são fornecidas para leitura.