11 JUN 2021
Votorantim faz plantio de 140 mudas de árvores em Área de Preservação Permanente
A Prefeitura de Votorantim promoveu a recomposição da mata ciliar da Área de Preservação Permanente (APP) do córrego São Luiz, no Jardim Residencial Chácara Ondina. O trabalho foi feito quinta-feira (10) como parte da Semana Municipal do Meio Ambiente.

Funcionários da Secretaria do Meio Ambiente de Votorantim fizeram a retirada de resíduos sólidos do local. A área tinha entulhos e restos de resíduos orgânicos.

O trabalho prosseguiu com a retirada de árvores invasoras. No local houve o plantio de 140 mudas de espécies nativas.

As novas árvores foram distribuídas em uma área de aproximadamente 200 metros de extensão. As mudas foram plantadas em fileiras formando corredores no terreno.

A Semana Municipal do Meio Ambiente teve início segunda-feira (7). Logo no primeiro dia houve a troca de mudas nativas entre os viveiros municipais da região. O encontro aconteceu em Itu. O objetivo dessa ação é aumentar a variabilidade genética nos reflorestamentos.

Durante o encontro foram trocadas mudas nativas de diferentes matrizes e locais de origem. Caso alguma espécie seja atacada por doenças no viveiro ou nos reflorestamentos, esta variabilidade genética favorecerá que todo o lote de uma determinada espécie não seja perdido ou enfraquecido.

Na terça-feira (8), a Secretaria de Meio Ambiente promoveu a limpeza de resíduos sólidos e o plantio de 200 árvores nativas na Área de Preservação Permanente (APP) do rio Sorocaba, na Cachoeira da Chave. Foram plantadas espécies nativas, entre elas aroeiras, jatobás, sibipirunas, araças, pau-formiga, ipês e cabreúvas.

Já na quarta-feira (9), a Secretaria de Meio Ambiente realizou o plantio de 14 mudas de árvores nativas na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Gerson Soares de Arruda, no bairro Parque São João.

Os exemplares foram plantados em duas áreas da instituição de ensino: ao lado da quadra poliesportiva e no playground.

As atividades serão encerradas sexta-feira (11) com a realização da 8ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, de forma on-line. O tema será “Práticas Sustentáveis em Habitação e Alimentação”. Também ocorrerá a eleição dos representantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Votorantim (Comdema).