07 JUN 2021
Votorantim inicia cadastro para pessoas entre 18 e 29 anos com comorbidades receberem a vacina contra Covid-19

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde, inicia nesta segunda-feira (7) o cadastro para pessoas entre 18 e 29 anos completos com comorbidades receberem a vacina contra a Covid-19. O processo deve ser feito de forma presencial nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

O cadastro também será aberto às pessoas entre 18 e 29 anos de idade com deficiência permanente. Esses indivíduos precisam receber o Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC).

A Secretaria de Saúde pretende iniciar a vacinação nesse grupo na terça-feira (8). O governo municipal receberá nesta segunda-feira 1.580 doses da AstraZeneca / Fiocruz para atender a essa população-alvo.

Para fazer o cadastro, a pessoa deverá preencher seus dados pessoais e assinar a Declaração de Comorbidades. Esse documento, contido no endereço eletrônico www.votorantim.sp.gov.br/comorbidades/, foi elaborado pela Secretaria de Saúde de Votorantim.

A fase de cadastramento continua aberta para pessoas de 30 anos ou mais com comorbidades. Também podem fazer o cadastramento indivíduos com Síndrome de Down (entre 18 e 59 anos), transplantados em uso de imunossupressores (entre 18 e 59 anos), além de gestantes e puérperas de 18 anos ou mais com comorbidades.

Relatório

A Secretaria de Saúde criou uma forma de agilizar o cadastro para as pessoas com comorbidades receberem a vacina contra a Covid-19. A alteração nesse processo vai beneficiar principalmente os indivíduos em tratamento para hipertensão arterial resistente e diabetes - doenças no momento com a maior demanda para vacinação.

A partir de agora, os diabéticos e portadores de hipertensão arterial resistente - usuários de pelo menos três medicamentos anti-hipertensivos - podem apresentar prescrição ou receita médica original e cópia com validade de até um ano. No documento é preciso constar o uso de medicações.

Além disso, o paciente deverá preencher seus dados pessoais e assinar a Declaração de Comorbidades. Esse documento, contido no endereço eletrônico www.votorantim.sp.gov.br/comorbidades/, foi elaborado pela Secretaria de Saúde de Votorantim.

Para as demais comorbidades, serão aceitos atestados ou declarações de outros serviços de saúde. Uma das doenças contempladas pelo Ministério da Saúde deverá estar descrita no documento.

Vale ressaltar que esses documentos precisam ser levados a uma unidade de saúde de Votorantim. No local, o cadastro será feito por um profissional e o nome da pessoa será incluído nas futuras listas de vacinação.

No momento da vacinação, durante a triagem, os mesmos documentos precisam ser apresentados. Caso contrário, a pessoa não receberá a vacina.

Lista de medicamentos

A lista de medicações em uso por pacientes com diabetes são Insulina, Metformina (Glifage), Glibenclamida (Daonil), Pioglitazona (Piotaz, Actos, Aglitil), Aloglipina (Nesina), Gliglazida (Azukun, Diamicron), Forxiga, Xigduo, Nesina MET e Nesina Pio.

Para quem é diagnosticado com hipertensão arterial resistente, o indivíduo deve usar pelo menos três das seguintes medicações: Losartana (Aradois, Corus, Zart, Cozaar), Valsartana (Diovan, Brasart), Olmesartana (Olmetec), Captopril, Enalapril, Ramipril, Hidroclorotiazida, Clortalidona (Higroton), Furosemida (Lasix), Atenolol (Ablok), Propanolol, Metroprolol (Selozok), Indapamida (Indapen), Anlodipino (Cordarex, Roxfla), Nifedipina, Nimodipino, Metildona, Clonidina, Diltiazem, Amiodarona (Ancoron), Propafenona (Ritmonorm), Carvedilol e Aldactone.