AO VIVO: Audiência pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025
ASSISTIR

07 MAI 2021
Votorantim inicia segunda-feira cadastro para pessoas com comorbidades receberem a vacina contra Covid-19

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde, inicia segunda-feira (10) o cadastro para pessoas com comorbidades receberem a vacina contra a Covid-19. O processo pode ser feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Os públicos-alvo serão pessoas com Síndrome de Down (entre 18 e 59 anos), pacientes renais em diálise (entre 18 e 59 anos) e transplantados em uso de imunossupressores (entre 18 e 59 anos).

A data de início da vacinação para esses grupos será informada assim que o município receba as doses. A Secretaria de Saúde divulgará listas para o agendamento, com local e horário para a aplicação das doses.

Relatório

Pacientes com comorbidades, definidas pelo Ministério da Saúde, foram classificados como prioritários para receberem a vacina contra a Covid-19. Para disciplinar esse processo de cadastramento, a Prefeitura de Votorantim elaborou uma declaração médica para portadores de doenças.

O paciente atendido na rede particular (clínicas médicas ou hospitais) precisará preencher essa declaração (em anexo). Já a pessoa com histórico de atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) preencherá a declaração na UBS na qual faz acompanhamento.

Nas UBSs, o preenchimento do relatório será feito pelo médico da unidade de saúde, o qual atende o paciente com a comorbidade. Segundo a Secretaria de Saúde de Votorantim, as unidades estão preparadas para esse trabalho.

No momento da vacinação será obrigatório a apresentação do documento preenchido e carimbado pelo médico responsável. A pessoa deverá apresentar também a identidade com CPF, além do comprovante de residência em Votorantim no nome do paciente.

Comprovação

O controle mais rígido para o cadastramento faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado pelo Ministério Público junto à Prefeitura de Votorantim. O objetivo é evitar fraudes.

O médico deverá preencher essa declaração médica para portadores de comorbidades somente se o paciente tiver enquadrado nas situações clínicas elencadas pelo Ministério da Saúde. A pessoa com qualquer outra comorbidade, diferente às previstas no relatório, precisará aguardar novas orientações sobre a vacinação.

A declaração consta no site da Prefeitura de Votorantim. É preciso que a pessoa baixe o documento em PDF, imprima e preencha todos os campos.

Demais comorbidades

Pacientes com outras comorbidades também podem começar a preencher o relatório. A lista inclui gestantes e puérperas com comorbidades (acima de 18 anos de idade) e pessoas com deficiência permanente (entre 55 e 59 anos).

A vacina também será fornecida a pessoas com comorbidades (entre 55 e 59 anos). Essa relação de doenças inclui diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade, insuficiência cardíaca (IC), cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas, cardiopatias congênita no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme,  obesidade mórbida e  cirrose hepática.