15 ABR 2021
Vacina contra Covid-19 é aplicada em 2.470 profissionais de saúde em Votorantim

Secretaria de Saúde de Votorantim aguarda novo lote do governo estadual para aplicar a segunda dose da Astrazeneca

A Prefeitura de Votorantim vacinou 2.470 profissionais de saúde contra a Covid-19. As vacinas aplicadas foram a CoronaVac / Butantan e a Oxford / AstraZeneca.

A primeira e segunda doses da CoronaVac foram aplicadas em 1.400 profissionais de saúde. O início desse processo aconteceu em 20 de janeiro de 2021 após a entrega das vacinas pelo governo do estado de São Paulo.

Já a primeira dose da AstraZeneca começou a ser fornecida em 28 de janeiro. A Prefeitura de Votorantim fez a aplicação em 1.070 profissionais de saúde.

O lote da segunda dose da AstraZeneca aos profissionais de saúde ainda não foi encaminhado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde. Ainda não há uma data para essas vacinas serem destinadas ao governo municipal.

O intervalo mínimo recomendado para receber a segunda dose é de 3 meses. Caso a vacina seja aplicada após esse período, não haverá prejuízo em relação à eficácia.

A Secretaria de Saúde de Votorantim ressalta que o município recebe os lotes destinados a um determinado grupo etário, entretanto, não possui a gestão de alterar o destino das vacinas.

De acordo com a pasta, alguns profissionais de saúde ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Nesse caso também é preciso aguardar novos lotes vindos do governo do estado destinados à categoria.