15 ABR 2021
Secretaria do Desporto capacita profissionais e promove reuniões com representantes do esporte

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria do Desporto (Sedesp), realizou neste início de ano aproximadamente 10 reuniões com representantes do esporte da cidade. O objetivo é abrir um diálogo e ouvir as demandas de cada modalidade.

As reuniões aconteceram com representantes do bicicross, bocha, futebol varzeano, futsal feminino, corrida de rua e de montanha. A secretaria também já entrou em contato direto com esportistas ligados ao vôlei, flag, natação, além de projetos sociais como do futsal feminino e masculino.

Esse diálogo com representantes do esporte de Votorantim tem acontecido em um momento no qual as práticas esportivas estão paralisadas em todo o estado de São Paulo. Enquanto jogos, torneios e qualquer outra competição esportiva estiverem paralisados, a Secretaria de Desporto vai focar os trabalhos no planejamento.

Um levantamento tem sido feito das condições de todos os espaços públicos vinculados à pasta. Nesse período de pandemia, a ideia é melhorar as condições estruturais de centros esportivos, ginásios e de campos de futebol da cidade.

O Centro Esportivo da Vila Garcia é um exemplo. O local foi limpo e pessoas que usavam de moradia os vestiários do campo, de forma ilegal, foram retiradas da área em uma ação conjunta da própria comunidade.

O plano de retomada das aulas presenciais vem sendo comprometido pelas mudanças das fases do Plano São Paulo. Outro motivo são algumas estruturas físicas de próprios públicos, as quais ainda estão comprometidas devido ao abandono na zeladoria. O objetivo do governo municipal é realizar um plano de revitalização, manutenção e melhorias mínimas para a possível retomada nestas dependências.

Durante esse início de governo, a Secretaria do Desporto realizou visitas técnicas ao Sesi de Votorantim e na pista de bicicross do Parque Jataí. Campos de futebol e centros esportivos também passaram por vistorias por parte de técnicos da pasta.

Aulas virtuais

Já que a ordem é evitar aglomeração, a Sedesp iniciou em abril um projeto virtual voltado aos moradores de Votorantim. A decisão foi tomada pois as aulas presenciais, previstas para retornarem entre fevereiro e março, foram suspensas após as mudanças de fase do Plano São Paulo. Os próprios professores vinculados à pasta começaram a promover as aulas por meio do Facebook.

O objetivo é deixar a população ativa promovendo saúde, mesmo dentro de casa. As aulas têm duração média de 10 minutos e apresentam diversas atividades, como alongamento, yoga, exercícios funcionais e de força.

Os profissionais da Sedesp também promoveram uma reunião onde os professores colaboraram com os seus conhecimentos específicos de cada modalidade. Nesses quatro primeiros meses de governo também houve um encontro de capacitação com a Vigilância Sanitária. O objetivo foi preparar e direcionar quais diretrizes deverão ser seguidas na relação esporte x Covid-19.