14 ABR 2021
Votorantim começa a usar tablets em pontos de vacinação para envio de dados ao sistema Vacivida

A Prefeitura de Votorantim implementou o uso de tablets para registrar em tempo real a vacinação contra a Covid-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o formulário digital visa agilizar o lançamento dos dados ao sistema Vacivida e garantir ainda mais transparência na aplicação das doses.

Esse trabalho tem sido feito nos pontos de vacinação em Votorantim por meio de funcionários da Secretaria Municipal de Saúde. A triagem dos vacinados é marcada em papel e, posteriormente, cadastrada no Vacivida.

Cada pessoa vacinada em Votorantim é registrada em uma planilha para controle. O profissional de saúde precisa inserir uma série de dados do sistema Vacivida, entre nome completo, CPF, data de nascimento, telefone, município de residência, endereço e e-mail.

As planilhas com todos esses dados dos vacinados são digitadas e lançadas no Vacivida, de forma manual. Após a implantação dos tablets, esse trabalho dos profissionai s de saúde será regularizado em um menor tempo.

Criado pelo governo do estado de São Paulo, o sistema Vacivida permite todo o acompanhamento individualizado e em tempo real dos registros de pessoas imunizadas contra o coronavírus.​ O banco de dados também conta com relatórios atualizados de doses aplicadas e a cobertura vacinal atualizada dos 645 municípios paulistas.

O sistema está integrado ao aplicativo Poupatempo Digital. A tecnologia também permite abastecer a base de dados do Ministério da Saúde.​