23 FEV 2021
Centro de Controle de Zoonoses atua no bloqueio e controle de criadouros para evitar a proliferação do transmissor da dengue
Foto Noticia Principal Grande
Funcionária do Centro de Controle de Zoonoses coleta resíduos para evitar foco do mosquito. Crédito da foto: Prefeitura de Votorantim

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde, tem feito um trabalho de bloqueio e controle de criadouros para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Equipes do Centro de Controle de Zoonoses fazem visitas diárias em imóveis da cidade para orientar a população sobre como eliminar o transmissor da dengue.

Um grupo de 16 agentes do Centro de Controle de Zoonoses tem realizado aproximadamente 250 visitas diárias em residências da cidade. Esse trabalho também é desenvolvido em reciclagens, borracharias, ferros-velhos, escolas e empresas.

O trabalho de bloqueio e controle é desenvolvido após o Centro de Controle de Zoonoses receber notificação de caso suspeito de dengue. São realizadas visitas nas casas situadas em um raio de 150 metros de cada caso suspeito.

Durante essas visitas são vistoriadas somente a área externa dos imóveis. A parte interna não tem sido averiguada, no momento, devido à pandemia do novo coronavírus.

A aplicação de veneno é feita sempre após a atividade de bloqueio e controle de criadouros, em casos confirmados, também em um raio de 150 metros. O objetivo dessa ação é exterminar o transmissor da dengue.

Votorantim registrou neste ano somente 7 casos confirmados da doença, mas o índice larvário é considerado alto. Outra preocupação é em relação à proximidade com Tatuí, cidade com mais de 1.400 casos confirmados da doença somente neste ano.

A densidade larvária é calculada com base no Índice de Breteau. O resultado considera o número de imóveis visitados em relação à quantidade de residências e comércios com a presença de larvas do mosquito.

Segundo a Secretaria de Saúde, esse índice é de 7 em Votorantim. O resultado entre 0 e 1 demonstra normalidade. De 1 a 3,9 é situação de alerta, enquanto de 3,9 a 5 é de risco. A partir de 5, indica epidemia.

A melhor forma de prevenção da dengue é eliminar a água armazenada. Por esse motivo, é importante manter a caixa d'água, os tonéis e barris fechados, além de lavar semanalmente com escova e sabão os tanques de armazenamento de água.

Em relação aos vasos de plantas, o ideal é retirar os pratinhos situados na base, pois eles acumulam água e tornam-se criadouros do mosquito. Outros cuidados precisam ser tomados com as bandejas de geladeira, com ralos e vasos sanitários sem uso e materiais inservíveis pelo quintal.

Já os materiais inservíveis, como latas e garrafas, não devem ser acumulados em locais abertos. O ideal é que esses produtos sejam destinados à coleta de resíduos sólidos. Outra dica é colocar o lixo em sacos plásticos.

Os imóveis também necessitam de atenção. As calhas precisam estar sempre limpas e a água não deve ficar acumulada sobre as lajes.