19 FEV 2021
Prefeitura de Votorantim iniciará mutirão de cirurgias eletivas

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde, pretende iniciar em março um mutirão de cirurgias eletivas. O objetivo é atender uma demanda reprimida do município, ocasionada pela pandemia do novo coronavírus, de aproximadamente 400 pacientes à espera de uma intervenção cirúrgica.

A Secretaria de Saúde realizará essas cirurgias no Hospital Municipal Dr. Lauro Roberto Fogaça, situado na região central de Votorantim. Para isso, a Unidade de Pronto Atendimento Materno Infantil - anexada ao hospital - deixará de atender temporariamente crianças e jovens de 0 a 13 anos de idade.

A estrutura, atualmente pertencente à UPA Materno Infantil, será usada pelo hospital municipal para a instalação de 11 leitos clínicos cirúrgicos. O espaço vai receber pacientes pré e pós-cirúrgicos.

Segundo a Secretaria de Saúde, o novo espaço do hospital municipal não precisará de adequações e nem da aquisição de equipamentos. O trabalho será desenvolvido por médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem da própria instituição de saúde.

Já o atendimento às crianças será direcionado à UPA do Parque Jataí. Uma ala será destinada especialmente aos pacientes de até 13 anos da idade.

Antes da criação da Materno Infantil, a UPA do Jardim Jataí já fazia o atendimento às crianças. Segundo a Secretaria de Saúde, a unidade tem estrutura para receber a demanda de pacientes.

O objetivo da Secretaria de Saúde é, após a pandemia do novo coronavírus, transformar o espaço do então Materno Infantil em UPA Central. A ideia é reformular as redes de emergência e urgência para atender de forma eficiente e com qualidade toda a população de Votorantim.

Essa reformulação poderá começar após a queda de casos e internações por coronavírus no município. Consequentemente, os leitos Covd-19 serão desativados e darão lugar aos leitos clínicos, com autorização da Secretaria Estadual de Saúde e baseado no Plano São Paulo.