20 JAN 2021
Votorantim inicia vacinação dos profissionais de saúde da linha de frente da Covid-19

A prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou na manhã desta quarta-feira (20/01), a vacinação dos profissionais de saúde. A primeira servidora da rede municipal a ser vacinada foi a enfermeira Nadma Helena Isquerdo Gonçalves, funcionária do setor há 25 anos. Ela atua na linha de frente, trabalhando no período noturno na Unidade de Pronto Atendimento – UPA do Jataí, atendendo pacientes com suspeita de COVID e os confirmados.  A primeira das 1.400 (mil e quatrocentas) doses da Coronavac recebidas pelo município foi aplicada na Unidade de Pronto Atendimento Materno-Infantil na região central da cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação terá sequência com a imunização dos servidores do Hospital Municipal “Dr. Lauro Roberto Fogaça”, das Unidades de Pronto Atendimento Adulto e Infantil e do Hospital Santo Antônio.
A Secretaria Estadual de Saúde orientou os municípios com o critério de que, nesse momento as primeiras doses sejam aplicadas nos profissionais de hospitais e Pronto Atendimentos e serviços de maior exposição e risco de contaminação. A seguir serão para os funcionários das Unidades Básicas Municipais que colhem os exames do Coronavírus, motoristas de ambulâncias e SAMU e, assim, gradativamente. A informação do Grupo de Vigilância Epidemiológica Estadual é que as demais doses serão entregues aos municípios semanalmente permitindo, assim, a oferta das vacinas a todos os profissionais da saúde da cidade e, posteriormente, os demais grupos.

Medidas de prevenção devem continuar

A Secretaria de Saúde de Votorantim e o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 alertam que as medidas de prevenção têm que continuar sendo seguidas:
- Evitar sair de casa e, se sair, usar máscara;
- Utilizar álcool gel;
- Não tocar olhos, nariz e boca sem lavar as mãos;
-  Cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar;
- O uso de máscaras é obrigatório e a não utilização é passível de multas