17 DEZ 2020
Prefeitura de Votorantim inicia projeto Aprova Brasil voltado aos alunos do 1º ao 5º ano

Além do material impresso adquirido pelo governo municipal, serão realizados simulados para avaliar o desempenho dos estudantes

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Educação (Seed), iniciou nesta semana a entrega dos livros do projeto Aprova Brasil, voltado aos alunos do 1º ao 5º ano. Os materiais estão sendo distribuídos nas escolas para que sejam usados no próximo ano letivo, auxiliando os estudantes a se prepararem para a Prova Brasil, uma das avaliações realizadas em todo o país por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Os livros, da Editora Moderna, englobam as matérias de português e matemática, as quais são exigidas durante a prova do Saeb. De acordo com a Secretaria de Educação, o objetivo é melhorar ainda mais a avaliação do desempenho escolar da cidade, sendo não só uma preparação para os alunos, como também um reforço curricular, já que com a pandemia, as aulas foram realizadas por meio de atividades impressas remotas.

Dessa forma, os livros serão entregues às escolas para, então, serem distribuídos aos cerca de 7 mil alunos do ensino fundamental do sistema municipal. A Prova Brasil é uma das avaliações censitárias das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal para avaliar a qualidade do ensino e promover a equidade, oferecendo parâmetros e subsídios para uma educação de qualidade, de acordo com as habilidades e competências na Base Nacional Comum Curricular.

Além do material impresso adquirido pela Prefeitura de Votorantim, a empresa contratada fornecerá simulados para serem aplicados bimestralmente, bem como uma ferramenta via web (plataforma) para preenchimento dos professores e envio dos resultados, havendo ainda a possibilidade do próprio aluno executar as atividades online em qualquer dispositivo (smartphone, tablet ou computador) com envio automático das respostas.

Como parte integrante do projeto, também haverá uma avaliação diagnóstica para todos os alunos do sistema municipal de ensino com o objetivo de mapeamento da condição atual dos alunos, servido como base para a construção do Plano de Ação para o Desenvolvimento das Atividades com o Material, entre outras ações.

As videoaulas estarão disponíveis para uso em smartphone, tablet e computador e, em atendimento às crianças com necessidades especiais, haverá tradução em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para todos os conteúdos apresentados pelo professor.

Por fim, o projeto ainda promove atividades complementares, servindo como reforço, retomada ou a ampliação de habilidades trabalhadas e que possam apresentar alguma defasagem.