05 NOV 2020
COMBATE À DENGUE - Votorantim reduz índice da Avaliação de Densidade Larvária

Zoonoses segue com ações de combate aos criadouros do mosquito

Mesmo com a redução significativa no Levantamento de Índice Rápido (LIRA) realizado no mês de outubro, o município segue em situação de alerta em relação ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Conhecido também por Avaliação de Densidade Larvária (ADL), o resultado do índice coletado pelos agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses, no mês de outubro foi de 1,61. A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), segue com as ações de rotina com visitas nas casas em vários pontos da cidade.

No último ADL, realizado no mês de janeiro, a cidade obteve o índice de 6,28, considerado como risco de epidemia. De acordo com a Secretaria da Saúde, até o momento foram 1.152 notificações, sendo 175 casos confirmados.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, mesmo com a queda no índice, ainda há grande quantidade de criadouros nos imóveis e por isso as pessoas devem se empenhar cada vez mais. O Ministério da Saúde preconiza que, se a ADL estiver entre 1 e 3,9, isso já coloca o município em situação de alerta e, superior a 4,0, com risco de epidemia.

Durante o período de coleta de larvas, os agentes percorreram mais de 600 imóveis de 117 quarteirões da cidade, conforme determina a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde.

O chefe de serviços de Zoonoses, Edson de Almeida, ressalta que durante as visitas foram encontrados 2.423 possíveis criadouros, sendo que destes 500 estavam com água, 20 deles estavam com larvas, após leitura das larvas, em 10 criadouros encontrou se larvas do Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. “Tendo em vista esse período de chuva vamos precisar e muito da colaboração da população”, disse. Nas visitas os agentes documentam em boletim todos os recipientes encontrados.

A Sesa orienta que, ao apresentar os sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores no corpo, a pessoa deve procurar de imediato pela Unidade de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.