14 SET 2020
Votorantim confirma mais três óbitos por covid-19 nesta segunda-feira

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), confirmou nesta segunda-feira (14) mais 17 casos de Covid-19, entre eles três óbitos. Até o momento o município soma 2.322 notificações positivas e um total de 77 óbitos desde o início da pandemia. A Sesa ressalta que, após revisão do sistema Sivep, constatou que um dos óbitos registrados anteriormente, o paciente era morador do município de Tapiraí e não de Votorantim.

Dos óbitos confirmados, todos são do sexo masculino. Um faleceu no sábado (12) e não tinha comobdidades. Os outros dois, com 72 e 37 anos, ambos com comorbidades, foram a óbito no domingo (13).

Dos casos positivos, 2.195 estão recuperados, 36 em isolamento domiciliar e 14 estão internados, dos quais 4 estão em UTI. De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, 83 casos são considerados suspeitos e aguardam os exames, dos quais 71 estão em isolamento domiciliar e 12 estão internados, sendo um em UTI. Desde o começo da pandemia, a secretaria recebeu 7.757 notificações e 5.352 foram descartadas.

Taxa de ocupação

De acordo com a Sesa, a taxa de ocupação de leitos de Covid-19 desta segunda-feira, no hospital municipal "Dr. Lauro Roberto Fogaça", está em 12% para atendimento de clínica médica e 30% para UTI. Já no hospital Santo Antônio, da rede particular, está em 17% para clínica médica e 0% na UTI. A Secretaria da Saúde ressalta que todos os pacientes internados não estão, necessariamente, em Votorantim, uma vez que há pacientes com convênios ou atendimentos fora da cidade.

A Sesa orienta para que a população evite sair de casa e, se sair, faça uso máscara e tome todos os cuidados necessários. Outra recomendação é para que os munícipes evitem tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas e para que cubram o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar. Além disso, o uso de máscaras caseiras é obrigatório e não utilizá-las é passível de multas.