26 AGO 2020
Votorantim registra mais duas mortes por Covid-19

Agora são 2.043 casos confirmados da doença desde o início da pandemia

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), confirmou nesta quarta-feira (26) mais 31 casos de Covid-19 na cidade, entre eles duas mortes. Os pacientes são um homem de 54 anos e uma mulher de 43 anos com comorbidades, cujos óbitos ocorreram,  respectivamente, na segunda-feira (24) e terça-feira (25).

Até o momento o município apresenta 2.043 notificações positivas, desses, 1.905 estão recuperados, 52 estão em isolamento social e 22 estão internados, dos quais 11 estão em UTI. Ao todo, o município registrou 64 óbitos.

Ainda segundo o boletim do Departamento de Vigilância em Saúde, 58 casos são considerados suspeitos e aguardam os exames, dos quais 43 estão em isolamento domiciliar e 15 estão internados, sendo três em UTI. Desde o começo da pandemia, a secretaria recebeu 6.323 notificações e 4.222 foram descartadas.

Taxa de ocupação

De acordo com a Sesa, a taxa de ocupação de leitos de Covid-19 desta terça-feira, no hospital municipal "Dr. Lauro Roberto Fogaça", está em 20% para atendimento de clínica médica e 60% para UTI. Já no hospital Santo Antônio, da rede particular, está em 17% para clínica médica e 25% na UTI. A Secretaria da Saúde ressalta que todos os pacientes internados não estão, necessariamente, em Votorantim, uma vez que há pacientes com convênios ou atendimentos fora da cidade.

A Sesa orienta para que a população evite sair de casa e, se sair, faça uso máscara e tome todos os cuidados necessários. Outra recomendação é para que os munícipes evitem tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas e para que cubram o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar. Além disso, o uso de máscaras caseiras é obrigatório e não utilizá-las é passível de multas.