18 AGO 2020
Votorantim confirma mais duas mortes e 24 novos casos de Covid-19

Boletim registra que das 1.906 notificações positivas, 1.739 estão recuperados

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), registrou nesta terça-feira (18) mais duas mortes decorrentes do novo coronavírus, totalizando 60 óbitos desde o início da pandemia. Além disso, a cidade confirmou mais 24 notificações positivas, chegando a 1.906 casos. Desses, 1.739 estão recuperados, 86 estão em isolamento e 21 estão internados, sendo 11 em UTI.

Os pacientes que vieram a óbito nesta segunda e terça-feira, de 79 e 54 anos, respectivamente, eram ambos do sexo masculino e tinham comorbidades. A Secretaria da Saúde ressalta que todos os pacientes internados não estão, necessariamente, em Votorantim, uma vez que há pacientes com convênios ou atendimentos fora da cidade.

Segundo o boletim do Departamento de Vigilância em Saúde desta terça-feira, 90 casos são considerados suspeitos e aguardam os exames, dos quais 62 estão em isolamento domiciliar e 27 estão internados, sendo três em UTI, além de uma morte suspeita. Ao todo, a secretaria recebeu 5.820 notificações e 3.824 foram descartadas.

Taxa de ocupação
De acordo com a Secretaria de Saúde, a taxa de ocupação de leitos de Covid-19 desta terça-feira no hospital municipal "Dr. Lauro Roberto Fogaça" está em 16% para atendimento de clínica médica e 80% para UTI. Já no hospital Santo Antônio, da rede particular, está em 67% para clínica médica e 50% na UTI.

A Sesa orienta para que a população evite sair de casa e, se sair, faça uso máscara e tome todos os cuidados necessários. Outra recomendação é para que os munícipes evitem tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas e para que cubram o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar. Além disso, o uso de máscaras caseiras é obrigatório e não utilizá-las é passível de multas.