17 AGO 2020
Votorantim confirma mais 39 casos de Covid-19

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), registrou mais 39 casos de Covid-19 nesta segunda-feira (17). Até o momento o município totaliza 1.882 notificações positivas, sendo 58 óbitos desde o início da pandemia.

Dos casos confirmados, 1.738 estão recuperados, 64 estão em isolamento domiciliar e 22 estão internados, sendo 11 em UTI. Ainda de acordo com o boletim do Departamento de Vigilância em Saúde, 77 casos são considerados suspeitos e aguardam os exames, dos quais 55 estão em isolamento domiciliar e 21 estão internados, sendo três em UTI, além de um óbito sendo investigado. Ao todo, a secretaria recebeu 5.679 notificações e 3.720 foram descartadas.

A Sesa ressalta que todos os pacientes internados não estão, necessariamente, em Votorantim, uma vez que há pacientes com convênios ou atendimentos fora da cidade.

Taxa de ocupação

De acordo com a Secretaria da Saúde, a taxa de ocupação de leitos de Covid-19 desta quinta-feira no hospital municipal "Dr. Lauro Roberto Fogaça" está em 20% para atendimento de clínica médica e 80% para UTI. Já no hospital Santo Antônio, da rede particular, está em 67% para clínica médica e 50% na UTI.

A Sesa orienta para que a população evite sair de casa e, se sair, faça uso máscara e tome todos os cuidados necessários. Outra recomendação é para que os munícipes evitem tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas e para que cubram o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar. Além disso, o uso de máscaras caseiras é obrigatório e não utilizá-las é passível de multas.