31 JUL 2020
Secretaria da Saúde promove atividades em alusão à Semana Mundial do Aleitamento Materno

O aleitamento materno cria um vínculo entre mãe e bebê, além de ser o alimento que ajuda no desenvolvimento da criança. Para promover e destacar os benefícios da amamentação, a Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), realiza atividades alusivas à Semana Mundial do Aleitamento Materno, que neste ano traz o tema “Por um planeta saudável”. A iniciativa acontece entre os dias 03 e 07 de agosto e visa orientar e incentivar gestantes, mães e equipes de saúde.

A principal ação será o Mamaço Virtual, encontro que ocorria presencialmente, mas que neste ano vai acontecer por meio de um aplicativo de videochamada. A secretaria pretende reunir cerca de 100 mulheres no dia 04, às 10h.

Além disso, durante toda a semana a equipe de enfermagem da Sesa, em parceria com os alunos de enfermagem da Universidade de Sorocaba (Uniso), irão realizar visitas para melhor instruir as mães de recém-nascidos do bairro Novo Mundo.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de toda a cidade também vão distribuir cartilhas de instrução com os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno.

Dentre os pontos de destaque estão a capacitação da equipe, a informação desde o período de gestação, o início do aleitamento na primeira meia hora após o nascimento do bebê e a promoção de grupos de apoio à amamentação.

Ainda de acordo com a programação, as UBSs receberão banners com as orientações que ficarão localizados nos cantinhos de amamentação, espaços destinados às mães que podem amamentar com tranquilidade, assim como receberem explicações dos profissionais sobre o assunto.