28 JUL 2020
Secretaria de Educação de Votorantim segue distribuindo kit de atividades escolares obrigatórias

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Educação (Seed), segue entregando os kits de atividades escolares obrigatórias aos cerca de sete mil alunos do ensino fundamental, do 1° ao 5° ano, e também para a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por conta da pandemia do novo coronavírus, os exercícios estão sendo realizados nas casas dos estudantes.

Conforme ressalta a Secretaria de Educação, é necessário que as famílias continuem retirando o conjunto de atividades, uma vez que são obrigatórias. "No ensino fundamental as escolas encaminham os materiais impressos de 15 em 15 dias, nos quais os professores planejam semanalmente as atividades, de acordo com as especificidades de cada turma", explicou. Desse modo, no dia em que há entrega dos exercícios, os pais já levam as atividades da quinzena anterior para o professor corrigir e avaliar o aluno.

A pasta iniciou esse método desde maio por conta da suspensão das aulas presenciais, sendo uma forma de preparar o retorno dos alunos para as escolas. Já a educação infantil, que engloba a pré-escola e creches, está enviando sugestões de atividades com interações e brincadeiras para os alunos realizarem com as famílias. "Nesse caso, as sugestões são enviadas pelas redes sociais das escolas e também no dia da entrega do kit merenda", explicou a pasta.

Além das atividades, as propostas dos gestores e profissionais da educação têm sido elogiadas, pois estão se reinventando e usando a tecnologia para aproximação da escola com as crianças. Um dos exemplos está nas escolas de ensino fundamental, onde também estão utilizando o Google Classroom, principalmente para os estudantes dos 4 ° e 5° anos, a fim de ter uma interação diária com os alunos. Para solucionar outras dúvidas, as escolas estão com WhatsApp Business para que os pais possam enviar as demandas.

Desse modo, todos os exercícios fornecidos são compatíveis com o que os alunos já possuem de conhecimento e os estudantes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) também estão recebendo atividades com adaptações curriculares.

Por fim, para facilitar a interação, a Seed criou um grupo no Facebook quando as aulas foram suspensas para servir de fonte a pais e alunos com materiais e exercícios, além dos materiais impressos, já que nem todos têm acesso às redes sociais. Para achá-lo, basta procurar por "Oficina Pedagógica - SEED - Votorantim".