21 JUL 2020
Votorantim confirma mais três mortes  por Covid-19; total chega a 39

Hospital municipal está com 50% dos leitos de UTI ocupados, enquanto os de clínica médica estão em 36% da capacidade

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), registrou nesta terça-feira (21) mais três mortes decorrentes do novo coronavírus, totalizando 39 óbitos na cidade desde o início da pandemia, além de uma morte suspeita que está sob investigação. Os pacientes que vieram a óbito eram todos do sexo masculino, sendo um de 71 anos com comorbidades, outro de 77 anos sem comorbidades e um de 79 anos com comorbidades. Os falecimentos foram registrados nos dias 15 e 16 de julho.

O município também registrou nesta terça-feira mais 44 novos casos de Covid-19, chegando a 945 notificações positivas. Dos confirmados, 615 estão recuperados, 259 estão em isolamento domiciliar e 32 estão internados, sendo oito em UTI.

Além disso, conforme o boletim do Departamento de Vigilância em Saúde, 186 pacientes aguardam os exames e são considerados suspeitos, dos quais 175 estão em isolamento domiciliar e 10 estão internados, além de um óbito suspeito. A Sesa ressalta que todos os pacientes internados não estão, necessariamente, em Votorantim, uma vez que há pacientes com convênios ou atendimentos fora da cidade. Ao todo, a pasta recebeu 3.216 notificações e 2.085 foram descartadas.

Taxa de ocupação
Ainda de acordo com a Secretaria da Saúde, nesta terça-feira a taxa de ocupação de leitos de Covid-19 no hospital municipal "Dr. Lauro Roberto Fogaça" está em 36% para atendimento de clínica médica e 50% para UTI. Já no hospital Santo Antônio, da rede particular, está em 33% para clínica médica e 65% na UTI.

Após deliberação do Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19, Votorantim está inserida na fase laranja do Plano SP desde sábado (18), mas com restrições. A medida levou em conta a ampliação dos números de leitos de UTI no hospital municipal, bem como a queda nos números de internações clínicas, sendo um reflexo das ações de endurecimento e restrições anteriores.

A Sesa segue com orientação à população para que evite sair de casa e, se sair, faça uso máscara e tome todos os cuidados necessários. Outra recomendação é para que os munícipes evitem tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas e para que cubram o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar. Além disso, o uso de máscaras caseiras é obrigatório e não utilizá-las é passível de multas.