26 JUN 2020
Com 21 novos casos confirmados, Votorantim tem mais uma morte por Covid-19

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), registrou nesta sexta-feira (26) mais uma morte decorrente do novo coronavírus, somando agora 19 óbitos na cidade. O paciente, do sexo masculino, tinha 55 anos e não possuía comorbidades. O município também confirmou mais 21 novos casos, chegando agora a 448 notificações positivas. Desses, 291 estão recuperados e 29 estão internados, sendo 1 em UTI. Já os outros 109 confirmados estão em isolamento domiciliar.

De acordo com o balanço diário do Departamento de Vigilância em Saúde de Votorantim, das 1.563 notificações, 978 foram descartadas e 137 aguardam resultado, os quais são considerados suspeitos. Desses, 129 seguem em isolamento domiciliar e oito estão internados.

Nesta sexta-feira, em parceria com a rede de drogarias Farma Conde, a Prefeitura realizou uma operação de higienização de unidades de saúde, além de ruas e avenidas dos bairros mais acometidos pelo Covid-19.

Com o aumento no número de casos, a Sesa segue com orientação à população para que evite sair de casa e, se sair, faça uso máscara e tome todos os cuidados necessários. A pasta também destaca que tem aumentado a testagem junto aos servidores que trabalham na área da saúde, bem como nos pacientes com sintomas. Outra recomendação é para que os munícipes evitem tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas e para que cubram o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar. Além disso, o uso de máscaras caseiras é obrigatório.

Em uma outra frente de trabalho a Prefeitura, em conjunto com a Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM), também vem realizando barreiras sanitárias em pontos da cidade para prevenir a propagação do vírus. A ação visa conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados necessários durante a pandemia de novo coronavírus, especialmente as que eventualmente possam migrar de outros municípios para o comércio local.

A cidade conta, desde o início da pandemia, com um Plano de Contingência Municipal para tratar sobre Covid-19, bem como vem realizando treinamentos com profissionais da rede municipal de saúde sobre enfrentamento ao novo coronavírus.