19 JUN 2020
Zoonoses segue com ações de combate ao mosquito da dengue

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), segue com as medidas de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Nesta semana os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses realizaram ações de bloqueio de casa em casa na região da Vila Galli, Rio Acima e Jardim Archila, além das visitas aos pontos estratégicos.

De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, até o momento o município registra 167 casos confirmados de dengue. São 907 notificações. Dos casos confirmados 7 são importados.

Segundo a Zoonoses, para as ações é seguido o protocolo de segurança, os agentes não estão entrando nas casas, eles fazem a orientação do portão, mantendo a distância necessária e adotando todos os cuidados tendo em vista a pandemia no novo coronavírus (Covid-19).

Conforme a Sesa, os moradores são orientados a manter diariamente a ação de eliminar os criadouros do mosquito. O trabalho está sendo realizado nas regiões onde há casos confirmados ou suspeitos de dengue.

Também durante a semana os agentes realizam visitas constantes aos Pontos Estratégicos (PE) da cidade, que são as borracharias, oficinas mecânicas, funilarias, galpões de materiais recicláveis, bem como nos Imóveis Especiais (IE).

Além das ações da Zoonoses a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) segue com os serviços de limpeza, capinação, roçagem, além de retirada de entulho e materiais inservíveis em diversos pontos da cidade. E conta ainda com a colaboração da população para que mantenha esses sempre locais limpos.

A Secretaria da Saúde orienta o munícipe que, ao apresentar os sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores no corpo, deve procurar de imediato pela Unidade de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.