04 JUN 2020
Secretaria de Educação inicia mobilização social em projeto que reforça a paz e história de Votorantim

A Secretaria de Educação de Votorantim iniciou nesta quarta-feira (03) as ações de mobilização social, de forma online, para dar continuidade ao projeto "Votorantim por uma cultura de paz: um SIM para a vida", que é desenvolvido por meio de uma parceria com o programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), do Instituto Votorantim.

Neste primeiro encontro online, mais de 80 pessoas participaram. As mobilizações sociais acontecem entre os grupos gestores da secretaria com pessoas da sociedade para que seja feita a disseminação dos tópicos discutidos no projeto, os quais são voltados à paz e à história da cidade. Esses assuntos também são tradados com os estudantes durante as aulas.

Como nos anos anteriores, o projeto prevê que seja fornecida uma consultoria técnica aos diretores e coordenadores indicados pela Seed, com profissionais experientes na área de formação de gestores, realizando frentes de atuação em mobilização social.

A ideia central do PVE 2020 destaca a importância de se colocar no lugar do próximo e, a partir de então, os municípios devem trabalhar essa questão nas escolas e sociedade como um todo.  Neste ano, o PVE também irá auxiliar na questão da pandemia do Covid-19, com acolhida dos profissionais e alunos.

Entre os melhores

Em 2019, a Secretaria de Educação de Votorantim trabalhou com o tema "Votorantim por uma cultura da paz" e ficou entre os 20 melhores classificados pelo PVE. A cerimônia foi realizada em fevereiro deste ano, quando também foi renovada a parceria com o programa. Naquele ano, participaram do projeto mais de 100 cidades de diversos estados brasileiros, que impactaram em mais de 360 mil alunos.

Um dos resultados do projeto realizado no ano passado foi o selo "Votorantim por uma Cultura de Paz", idealizado pelos estudantes, que foi instituído por meio de projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal.