22 MAI 2020
Secretaria de Cidadania alerta para campanha de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

Por conta de mais de 70% dos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes serem praticados por parentes, a Secretaria de Cidadania e Geração de Renda de Votorantim alerta para o possível aumento dos casos durante a quarentena realizada no combate ao novo coronavírus. Os dados são do governo federal e, em mais de 70% dos registros, a violência foi cometida na casa do abusador ou da vítima.

Desse modo, a pasta ressalta a importância dos vizinhos ou outros familiares para que façam a denúncia caso suspeitem de algo. Basta ligar no Disque 100, que é gratuito e a pessoa não precisa se identificar.

No dia 18 de maio, última segunda-feira, foi comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e, por isso, é ressaltado o empenho de todos para que façam a denúncia.

O abuso sexual acontece quando as crianças e adolescentes são utilizados para a prática do ato sexual, sendo imposta pela força física, ameaça ou sedução. Já a exploração sexual utiliza crianças e adolescentes para fins sexuais mediada por lucro, objetos de valor ou outros elementos de troca.