21 MAI 2020
Votorantim já vacinou mais de 32 mil contra a gripe

Secretaria da Saúde convoca gestantes, crianças e puérperas a receberem a dose, pois esse grupo está com baixa adesão

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa) segue com a terceira etapa da campanha de vacinação contra a gripe. Nesta fase recebem as doses as crianças de 6 meses a 5 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias, adultos de 55 a 59 anos de idade, professores das escolas públicas e privadas.

Até o momento a Prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria da Saúde (Sesa) aplicou 32.305 doses da vacina contra a gripe. Conforme a última prévia divulgada pela Sesa, foram vacinados 15.331 idosos (143%), 1.264 adultos com mais de 55 anos, 3.313 (161%) trabalhadores da saúde, 2.681 (31%) crianças, 427 gestantes (34%) e 49 (23%) puérperas e 8.290 doses diversas, dentro do público-alvo desta campanha. A pasta informa ainda que encaminhou 950 doses da vacina para a unidade prisional feminina de Votorantim, conforme a determinação do Ministério da Saúde.

O departamento de Vigilância Epidemiológica informa ainda que os adultos devem levar a carteira de vacinação, pois aqueles que estiveram com a dose atrasada ou não receberam a vacina DT – Dupla Adulto (Difteria e Tétano) a mesma será atualizada.

Baixa adesão

De acordo com a Secretaria da Saúde, atualmente o município possui 618 gestantes em acompanhamento pré-natal. Porém está sendo notada a baixa adesão desse grupo, assim como crianças e puérperas. A vacina não protege contra o novo coronavirus, porém protege contra o vírus Influenza, que na gestante acometida manisfesta-se de uma maneira mais agressiva e letal que a Covid 19.

O período de maio a julho compreende uma incidência maior desse vírus. Sendo assim, a Vigilância Epidemiológica solicita que todas as gestantes, puérperas e crianças do município compareçam a uma das unidades para receber a dose.

Confira os locais de vacinação:

- UBS Vila Nova Votorantim

Avenida Pedro Augusto Rangel, 1.925 – Vila Nova Votorantim