21 MAI 2020
Zoonoses segue com ações de combate ao mosquito da dengue

Votorantim registra 145 casos confirmados de dengue

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), segue com as medidas de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses realizam nesta semana ações de bloqueio de casa em casa na região da Vila Irineu.

Até o momento o município registra 145 casos confirmados de dengue. São 840 notificações. Dos casos confirmados 7 são importados.

Para as ações de bloqueios, a Saúde segue o protocolo de segurança, os agentes não estão entrando nas casas, eles fazem a orientação do portão, mantendo a distância necessária e adotando todos os cuidados tendo em vista a pandemia no novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com a zoonoses, os moradores são orientados a manter diariamente a ação de eliminar os criadouros do mosquito. O trabalho é realizado nas regiões onde há casos confirmados ou suspeitos de dengue.

Além das ações da Zoonoses a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) segue com os serviços de limpeza, capinação, roçagem, além de retirada de entulho e materiais inservíveis em diversos pontos da cidade. E conta ainda com a colaboração da população para que mantenha esses sempre locais limpos.

A Secretaria da Saúde orienta o munícipe que, ao apresentar os sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores no corpo, deve procurar de imediato pela Unidade de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.