19 MAI 2020
Votorantim confirma a quarta morte de novo coronavírus

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Sesa), recebeu do Instituto Adolfo Lutz, nesta terça-feira (19), a confirmação de mais um óbito de novo coronavírus (Covid-19). O paciente, um homem de 32 anos, sem comorbidades, faleceu na última sexta-feira (15). A cidade soma agora 74 casos confirmados, desse total quatro foram a óbito.

Entre os 74 casos confirmados, 51 foram recuperados, 8 estão em isolamento domiciliar, 11 seguem internados e 4 foram a óbito. A cidade apresenta ainda 7 casos suspeitos que aguardam resultados, desses 2 estão internados.

Por conta do crescimento das confirmações dos casos do novo coronavírus, a Secretaria da Saúde reforça para que as pessoas sigam o isolamento e fiquem em suas casas o máximo necessário, além de continuarem com as ações de higienização das mãos com água e sabão, ou então com álcool em gel 70%. Também destaca para que evitem tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas e para que cubram o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar. Além disso, o uso de máscaras caseiras é obrigatório.

Desde o início da pandemia o município está adotando todas as medidas necessárias no combate ao Covid-19. A cidade conta com um Plano de Contingência Municipal para tratar sobre o novo coronavírus, bem como vem realizando treinamentos com profissionais da rede municipal de saúde sobre aspectos gerais do novo vírus e protocolos de atendimentos, além do Comitê de Gestão para enfrentamento à pandemia.