29 ABR 2020
Secretaria de Saúde finaliza treinamento com profissionais da UPA do Jataí

Ação foi ministrada pelos médicos da unidade para capacitar ainda mais os servidores no enfrentamento ao novo coronavírus

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde, finalizou nesta terça-feira (28) o treinamento voltado aos profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Jataí. A ação começou no dia 24 de abril, sendo ministrada pelos médicos da própria unidade para capacitar ainda mais os servidores durante os acolhimentos dos pacientes com Síndrome Respiratória Aguda, abordando a necessidade da ventilação mecânica. Além disso, também orientaram sobre o uso correto de EPIs.

Conforme ressalta a Secretaria de Saúde, a equipe de atendimento está empenhada nas ações de enfrentamento ao coronavírus e, para que isso ocorra da forma adequada, os insumos e equipamentos de segurança solicitados estão sendo atendidos. "Esses funcionários são nossos soldados nesta batalha e, por isso, o nosso foco é dar o amparo necessário para segurança de todos", destacou.

Votorantim conta com um Plano de Contingência Municipal para tratar sobre as ações de combate ao Covid-19, bem como desenvolver treinamentos para os profissionais da rede municipal de saúde sobre aspectos gerais do novo vírus e protocolo de atendimentos, além do Comitê de Gestão para enfrentamento à pandemia. "A cidade está seguindo as orientações da Secretaria Estadual de Saúde, Ministério da Saúde e órgãos internacionais", frisou a pasta.

Além disso, a Secretaria de Saúde realizou no início de março um treinamento com profissionais da rede municipal de saúde sobre aspectos gerais do novo vírus e protocolo de atendimento inicial. Os sintomas do novo coronavírus podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns a tosse, febre, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar.

Entre as medidas que a Secretaria de Saúde orienta para reduzir a propagação do vírus, estão: lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ficar em casa sempre que possível e usar máscara facial ao sair da residência. Evitar contato próximo com pessoas doentes. Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo, além de limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.