27 MAR 2020
Votorantim aguarda mais doses da vacina contra gripe

Governo do Estado de São Paulo não deu previsão para envio de nova remessa

Até tarde desta sexta-feira (27) sete unidades de saúde de Votorantim zeraram o estoque da vacina contra a gripe. A previsão da Secretaria da Saúde é que até o fim do dia, todas as unidades apliquem as doses disponibilizadas. Desta forma o município não tem previsão de quando retoma a campanha, tendo em vista que aguarda nova remessa enviada pelo Governo de São Paulo e não há previsão para entrega.

Desde a manhã desta sexta sexta-feira, a vacinação seguiu normalmente nas 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégia de Saúde da Família (ESF), onde a aplicação ocorreu em forma de drive-thru ou em área livre. Para isso, o município recebeu nesta quinta-feira (26), 4 mil doses de vacina contra a gripe, enviada pelo Governo do Estado de São Paulo.

A Sesa já havia ressaltado que as doses recebidas nesta quinta-feira do governo do Estado, por meio do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) da Secretaria de Estado da Saúde, não seriam suficientes para vacinar todo o público alvo desta primeira fase da campanha. Ainda de acordo com a Secretaria da Saúde, a vacinação para idosos e profissionais da saúde vai até o dia 15 de abril, tendo em vista que fazem parte da campanha nacional.

A Sesa orienta ainda para que as pessoas não fiquem circulando de uma unidade a outra à procura de vacina, pois haverá doses e tempo o suficiente para vacinar todas as pessoas. Em Votorantim a meta é vacinar 90% dos 2.057 trabalhadores da área da saúde e 10.653 idosos.

Demais grupos

A partir do dia 16 de abril a vacina estará disponível para professores, portadores de doenças crônicas e não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Em 9 de maio, Dia D de vacinação, serão imunizadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais. A campanha seguirá até o dia 23 de maio.