24 MAR 2020
Prefeitura acolherá pessoas em situação de rua já cadastradas pela Cidadania

Ginásio está sendo preparado, mas Seci esclarece que atendimento levará em conta levantamento e acompanhamento feito pela pasta

Tendo em vista o surgimento de dúvidas e notícias sobre o possível encaminhamento de moradores em situação de rua para o município, a Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci), informa que a criação do abrigo emergencial, que está sendo preparado no ginásio municipal Mirante dos Óvnis, será voltado para acolher as pessoas que já fazem parte do cadastro e do acompanhamento contínuo realizado pelas equipes de assistentes sociais na cidade.

De acordo com a Seci, o atendimento do centro de acolhimento deve começar nesta quinta-feira (26). Além da triagem realizada nos quadros de saúde, serão oferecidos banhos, trocas de roupa, alimentação e pernoite, sensibilizando e conscientizando os mesmos para que permaneçam em quarentena, como método de frear a contaminação por coronavírus (Covid-19) em meio à pandemia.

Ainda conforme a pasta, um levantamento aponta que são cerca de 60 moradores em situação de rua que deverão ser atendidos, pois já são acompanhados com frequência pelas equipes. “Como realizamos, por exemplo, várias ações dentro da programação da Operação Dignidade, percorrendo as ruas centrais e bairros da cidade, temos praticamente mapeados os principais locais e moradores, o que nos auxilia neste momento a planejar este acolhimento”, conta. A ação também conta com o apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, inclusive no patrulhamento visando identificar eventuais encaminhamentos de indivíduos para a cidade.