24 MAR 2020
Votorantim investiga sete casos suspeitos do novo coronavírus

Quatro pacientes dos casos investigados estão internados, os demais seguem em isolamento domiciliar

A Secretaria da Saúde de Votorantim informou na tarde desta terça-feira (24) que investiga mais três casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19). Com isso, até o momento o município segue com sete casos suspeitos sob investigação.

Dos casos investigados e que aguardam os resultados dos exames, realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, quatro deles (dois homens e duas mulheres) estão internados, sendo três na cidade e uma no município de Sorocaba. Desses quatro pacientes, dois fazem parte do grupo de risco. De acordo com a secretaria, o quadro de saúde deles é estável. Nos demais casos em investigação os pacientes seguem em isolamento domiciliar.

O município conta com um Plano de Contingência Municipal para tratar dos protocolos do Covid-19, bem como treinamento com profissionais da rede municipal de saúde sobre aspectos gerais do novo vírus e protocolo de atendimento inicial, além de um Comitê de Gestão para enfrentamento a pandemia do coronavírus.

Cuidados básicos

A Secretaria da Saúde orienta que as pessoas sigam as medidas adotadas pelas autoridades e permanecem em casa. A principal orientação é para que as pessoas evitem locais com aglomeração de pessoas.

Entre as medidas importantes a serem adotadas nesse momento estão: lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente. Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo. Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.