18 FEV 2020
Votorantim segue com ações de combate à dengue

Município registra 13 casos confirmados da doença, desses 9 são autóctones

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), continuou nesta terça-feira (18) com ações bloqueio aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Neste ano, até o momento, a cidade registra 213 notificações, sendo 13 casos confirmados de dengue, dos quais 9 são autóctones e 4 importados.

Nesta semana, o Centro de Controle de Zoonoses iniciou com o trabalho educativo de orientação à população em pontos de grande circulação de pessoas, a exemplo do terminal de ônibus, além de visitas as casas com ação de bloqueio para eliminar criadouros na região do Parque Bela Vista.

De acordo com a Sesa, o trabalho vem sendo intensificado justamente para que não haja aumento de casos cidade. Além do trabalho da equipe de Zoonoses, as ações de limpeza são realizadas em vários bairros da cidade pela Secretaria de Serviços Públicos, que conta com a operação Cidade Viva.

A secretaria orienta a população que, ao apresentar os sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores no corpo, a pessoa deve procurar de imediato pela Unidade de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.

Além disso, o Centro de Controle de Zoonoses realiza visitas constantes aos Pontos Estratégicos (PE) da cidade, que são as borracharias, oficinas mecânicas, funilarias, galpões de materiais recicláveis, bem como nos Imóveis Especiais (IE), que são espaços com grande circulação de pessoas, a exemplo do terminal de ônibus, unidades de saúde e supermercados.

18/02/2019