13 JAN 2020
Apresentações de “Os Manduca no Buzuca” começam na sexta

O contador de histórias Zé Bocca, acompanhado do músico Maurício Toco, iniciam uma nova temporada da dupla Os Manduca de Fiúza chamada: “Os Manduca no Buzuca”. Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), por meio do Fundo Municipal de Cultura (FMC), o projeto consiste em circular por 16 bairros diferentes da cidade de Votorantim levando contação de histórias e músicas para adultos e crianças.

Os espetáculos ocorrerão entre 17 de janeiro e 1º de fevereiro de 2020, sempre começando às 19h. A primeira apresentação será na avenida Pedro Augusto Rangel, em frente a Associação Amigos de Bairro da Vila Nova Votorantim.

Aprovado no 1º Edital do Fundo Municipal de Cultura/2018, o projeto “Os Manduca no Buzuca” têm como ação principal a contação de histórias feita pela dupla Manducas de Fiúza (formada por Zé Bocca e Maurício Toco), circulando pelos bairros dentro do Ônibus Multicultural, equipamento da Prefeitura de Votorantim.

Zé Bocca, contador de histórias, produtor cultural, e proponente do projeto, destaca a importância do edital para a população votorantinense: “Há tempos, Votorantim, se destaca no cenário regional e até nacional, no que diz respeito a políticas culturais. Com muito esforço a comunidade artística e cultural da cidade, em parceria com o poder público, construímos ações e diretrizes como: o Conselho Municipal de Políticas Culturais, que gerência o Fundo Municipal de Cultura, financiador de projetos de caráter estritamente culturais. O Edital do Fundo tem uma importância fundamental para a população da cidade, pois ao mesmo tempo que financia projetos realizados pela comunidade local (cultural e artísticas), proporciona a oportunidade, da população em geral, de entretenimento, com apresentações, e formação, por meio de cursos e oficinas”.

“Como no caso do nosso trabalho, Os Manducas no Buzuca: é um projeto que contemplará dois espetáculos diferentes (um para adultos, outro para crianças) que circulará por 16 bairros — indo do Bairro dos Morros, passando pela Vila Nova e Jd. Novo Mundo, chegaremos até ao São Lucas —, cobrindo todos os extremos da cidade, tentando atingir o máximo de pessoas possível; essa é, em minha opinião, a intenção principal do edital: fazer as ações culturais se espalharem pela cidade”, conclui Zé Bocca.

Pés na cultura caipira e olhos para o mundo todo

Desde 2010 os Manducas de Fiúza estão na estrada levando causos para o Brasil todo, percorrendo Minas Gerais, Ceará, Paraíba e muitas cidades do interior paulista. Entre 2017 e 2019 tiveram a agenda cheia: estiveram no Crato/CE e em Souza/PB, participaram do projeto “Os Manduca em prosa e Verso”, atuando em diversas escolas em Sorocaba (contando com a luxuosa participação do músico Caio Alquati na sanfona) e apresentaram-se em diversos espetáculos no SESC/Sorocaba, Sesc/Bertioga e no Sesi/Sorocaba.

Em todos seus trabalhos a dupla mantém fidelidade à pesquisa e popularização da cultura caipira: “é uma preocupação que ronda sempre a gente, a de manter a cultura da gente paulista em dia na pauta, sempre com muito humor e diversão. No ato de brincar, de levar a vida de um jeito bem lúdico, é que dá picardia à alma da gente brasileira; é um orgulho imenso para os Manduca pertencerem essa região paulista e poder falar sobre ela”, diz Maurício Toco, músico e pesquisador.

No projeto Os Manduca no Buzuca, os espetáculos adultos seguirão a contação de causos e músicas caipiras, sendo que os infantis contemplarão histórias do mundo todo: “serão oito espetáculos adultos e oito infantis, variando na temática: para os adultos, a temática será da cultura regional; para o público infantil, histórias da tradição oral do mundo todo, como a história do Bicho Mais Poderoso do Mundo, reconto africano, que está no primeiro livro do meu compadre Zé Bocca”, finaliza Maurício Toco.

Confira a programação completa: