20 DEZ 2019
Operação Dignidade é realizada em diversos pontos da cidade

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci), em conjunto com a Polícia Militar, promoveu na manhã desta sexta-feira (20) mais uma da Operação Dignidade, que visa abordar e orientar pessoas em situação de rua. A atividade acontece em parceria com a Guarda Civil Municipal, o Departamento de Trânsito, o Caps AD, Caps II, Creas e assistentes sociais.

A ação foi feita em diversos pontos da cidade, entre eles a Praça de Eventos “Lecy de Campos”, a ponte de acesso ao Bairro da Chave e no terminal de ônibus “João Souto”, no Centro; o Jardim Maria José; a avenida São João e a Praça dos Expedicionários, no Parque Bela Vista; e a Praça José Ermírio de Moraes, na Vila Dominguinho.

A primeira edição da operação ocorreu em abril deste ano e foi realizada várias vezes ao longo dos meses seguintes. Durante as abordagens os moradores de rua são orientados a utilizar a Casa de Passagem, além de ser realizado o cadastramento, encaminhamento para o CadÚnico e setor para acesso a documentos, quando necessário.

No entanto, a Secretaria de Cidadania ressalta que o acolhimento na Casa de Passagem depende da aceitação da pessoa, não havendo qualquer ação compulsória, já que os trabalhos visam à garantia dos seus direitos.

A Casa de Passagem “Dr. Josmar Mariano da Silva”, inaugurada em dezembro de 2017 pela Prefeitura de Votorantim, é uma grande aliada da ressocialização da pessoa em situação de rua, pois fornece alimentação, dormitórios, chuveiros, acompanhamento de saúde e assistência social.