05 DEZ 2019
Campanha Fique Sabendo já realizou 285 testes de Sífilis e HIV

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a campanha Fique Sabendo, na qual são realizados os exames de HIV e Sífilis pelo método de testes rápidos. A ação faz parte do “Dezembro Vermelho”, projeto idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e adotado pelo Ministério da Saúde desde 1988, visando conscientizar a população sobre o HIV.

Neste ano os atendimentos, que acontecem desde segunda-feira (02), estão sendo realizados em três locais: no Terminal de Ônibus “João Souto”, das 8h às 12h, e no Serviço de Atendimento Especializado (SAE/DST), das 7h às 10h e das 13h às 15h, em ambos os pontos a campanha será finalizada nesta sexta-feira (06). Já na Unidade Básica de Saúde da Vila Nova Votorantim a ação continua durante os dias 06, 11, 13, 18 e 20, das 9h às 13h.

De acordo com o último levantamento, nos quatro primeiros dias da campanha foram realizados 285 testes tanto de Sífilis quanto de HIV, dos quais houve a identificação de nove casos de Sífilis e um de HIV. Conforme o SAE/DST, a pessoa faz o teste e recebe o resultado no próprio local, em casos positivos é feito o encaminhamento do paciente. A SAE/DST ainda ressalta a importância de se realizar o exame.

O público alvo da Campanha Fique Sabendo é composto por pessoas adultas, especialmente as que têm vida sexual ativa. Mesmo aqueles que não se recordam de terem passado por alguma situação de risco ou falta de prevenção devem se submeter ao teste. Caso a pessoa tenha consciência de que já se expôs ao risco de contaminação, não usando preservativo, por exemplo, tem ainda mais motivos para fazer o exame.

O Serviço de Atendimento Especializado (SAE/DST) fica na Rua José Alarcon, 50, Jardim Icatu. O telefone da unidade para outras informações é o 3343-2740.