10/09/2019
Comtur aprova proposta do MIT para melhorias no Parque da Cachoeira da Chave

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) aprovou na manhã desta terça-feira (10), em reunião ordinária realizada na sala de reuniões do gabinete, a proposta do MIT 2020 na ordem de R$ 665 mil para melhoria da infraestrutura no Parque da Cachoeira da Chave. O encontro contou também com representantes da Secretaria de Cultura Turismo e Lazer (Sectur).

De acordo com a Sectur, a pauta do encontro era justamente aprovar a proposta para que seja contemplada com recurso do Município de Interesse Turístico (MIT) em 2020, proveniente do Fundo Estadual para Melhorias dos Municípios Turísticos. Além do presidente do Comtur, Luiz Renato Gonçalves, também estiveram presentes os demais membros do conselho.

A proposta foi aprovada por unanimidade pelos membros do Comtur e a próxima etapa será a formatação do projeto técnico pela pasta, que será submetido à avaliação da Secretaria de Estado do Turismo. As demandas do MIT devem obrigatoriamente serem aprovadas pelo Comtur e contemplar o estabelecido no Plano Diretor de Turismo (PDT). A proposta para o ano de 2020 foi baseada nos planos setoriais e no programa de estruturação turística de recursos naturais e culturais do PDT.

Também durante o encontro foram apresentados os certificados onde o Ministério do Turismo, através do Sistema de Informação do Programa de Regionalização do Turismo (SISPRT), reconheceu o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Votorantim como órgão de participação popular e deliberação da política pública de fomento ao turismo e como ente que atende todos os critérios estabelecidos pelo órgão federal.

Além disso, foi apresentado o certificado no qual o município de Votorantim foi inserido, no último dia 28 de agosto, no novo mapa do turismo brasileiro e agora faz parte dos 2.694 municípios, de 333 regiões turísticas do país, incluídos na plataforma. O mapa faz parte do Programa de Regionalização do Turismo (PRT).

O Comtur é um importante canal de participação popular que permite a interação do poder público com a sociedade civil de forma democrática na implementação, fortalecimento, estruturação e promoção do turismo do município, pois é um espaço de discussão e desenvolvimento de propostas que visem consolidar a atividade turística.