02 JUL 2019
Alunos de escolas municipais participam da final do Projeto Soletrando

A Secretaria de Educação de Votorantim promoveu nesta segunda-feira (01) a final de mais uma edição do Projeto Soletrando, na qual participaram alunos do 1º ao 5º ano de seis unidades municipais. A atividade foi realizada na escola “Edith Maganini”, juntando os primeiros colocados de cada ano de cada escola e que já haviam passado por fases eliminatórias.

Ao todo, o projeto envolveu cerca de 2.000 alunos e a ação foi desenvolvida em três etapas, sendo duas eliminatórias na unidade escolar e uma de etapa final, definindo os campeões. Durante o evento, o titular da pasta e a supervisora de ensino das unidades que participaram do projeto, Doris Rodrigues, agradeceram todo o empenho dos coordenadores, diretores e professores para mais essa edição.

Durante a final, todos ficaram admirados logo na disputa do 1º ano, a qual foi muito acirrada. Depois de várias rodadas e utilizando palavras já do 2º ano para desempate, a aluna Isabela Lopes, da Emeief “Antônio Marciano”, precisava apenas acertar para ser a campeã. Foi aí que a surpresa aconteceu. A palavra sorteada foi “extensivo”, criando clima de tensão na sala, pois era apenas uma criança de 6 anos. Isabela, no entanto, acertou letra por letra, garantindo a primeira colocação. O segundo lugar ficou com Clara Domingues Vaz, da Emef “Dides Crispim Antônio”, que também acertou diversas palavras; e o terceiro foi para Maria Antônia de Jesus, da Emeief “Patrícia dos Santos”.

Os vencedores

Já pelo 2º ano, o primeiro lugar ficou com Lucas Marcondes, da Emeief “Maria Helena de Moraes Scripilliti”; o segundo com Kerollyn Parreira, da Emef “Walter Rocha Camargo” e o terceiro com Gustavo Prado, da Emef “Dides Crispim Antônio”.

No 3º ano, a vencedora foi Clara Capitani Costa, da Emef “Walter Rocha Camargo”; a segunda colocada foi Nataly Oliveira, da Emef “Dides Crispim”, e o terceiro foi Theodoro da Silva, da Emeief “Edith Maganini”.

Pelo 4º ano, a campeã foi Luana Wada, da Emef “Dides Crispim Antônio”; a vice foi Sara Martins da Costa, da Emef “Walter Rocha de Camargo” e em terceiro ficou Matheus da Silva Ferreira, da Emeief “Edith Maganini”.

Por fim, pelo 5º ano, Raquel Nicoletti, da Emef “Walter Rocha”, foi a campeã; a segunda posição ficou com Breno Cunha, da Emeief “Edith Maganini” e o terceiro lugar foi para Jonathan Moraes, da Emef “Dides Crispim Antonio”.

Como ocorreu

Durante a primeira fase, os melhores alunos de cada turma da escola, como 1º A e 1º B, por exemplo, foram selecionados para participar da 2ª etapa. Desse modo foi selecionado 1 estudante de cada ano por escola para participar da fase final do Soletrando.

Nesta edição, participaram as escolas municipais “Maria Helena Moraes Scripilliti”, no Votocel, com 240 alunos; “Dides Crispim Antônio”, na Vila Garcia, com cerca de 500 estudantes; “Walter Rocha Camargo”, na Vila Nova, com 380 alunos; “Antônio Marciano”, no Parque Bela Vista, com 360 crianças; “Edith Maganini”, no Vossoroca, somando mais 280 estudantes; e “Patricia Maria dos Santos”, no Jd. São Matheus, envolvendo 210 alunos do 1º ao 3º ano.