18 JUN 2019
Secretaria de Educação desenvolve projeto pela​ cultura da paz em parceria com o Instituto Votorantim

A Secretaria de Educação (Seed) de Votorantim está desenvolvendo, em parceria com o programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), do Instituto Votorantim e Empresa Suzano, um projeto de Cultura de Paz nas escolas municipais. A ação possibilita treinamentos nas áreas da gestão educacional e formação em gestão escolar aos diretores e coordenadores indicados pela Seed, trabalhando este tema diretamente com os alunos, pais, funcionários das unidades e comunidade.

Após o primeiro ciclo da ação, realizado em fevereiro, foi determinado pela Seed para que as escolas municipais trabalhassem este tema em conjunto com o programa. A pasta explica que a parceria mobiliza a escola e a comunidade em geral e que a iniciativa surgiu após o atentado na cidade de Suzano. “Depois de finalizar nas unidades todas as ações deste projeto, a ideia é criar um selo da paz para colocar em diversos locais da cidade, para que assim as crianças vejam este símbolo e a cultura seja propagada em vários cantos”, contou.

Com isso, o objetivo é tratar especialmente as emoções das crianças. “O ser-humano busca ser feliz e a educação trabalha para formar profissionais, como engenheiros, médicos. Sabemos que a formação profissional não basta para assegurar a felicidade”, frisou.

Além do mais, a Lei nº 9.394, que estabelece as diretrizes e bases da educação, dispõe no artigo 12, inciso IX, que os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de promover medidas de conscientização, prevenção e combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying) no âmbito das escolas, os quais foram incluídos pela Lei nº 13.663, de 2018.

Dando continuidade ao projeto, nesta segunda-feira (17) foi realizada a formação dos gestores da Secretaria de Educação e das escolas municipais, a qual também teve a participação de munícipes. “Estamos no ano da implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e 40% das atribuições da base buscam o desenvolvimento de competências socioemocionais. Urge, em tempos modernos, um trabalho voltado para o fortalecimento das relações humanas”, elucidou o departamento de Pedagogia.

Com a pactuação com o Instituto Votorantim, assim como no ano passado, em que foi trabalhada a leitura das crianças, o projeto fornece uma consultoria técnica em educação com profissionais experientes na área de formação de gestores, realizando frentes de atuação em mobilização social, além de apoiar a gestão pública educacional e a gestão escolar.

Portanto, de acordo com a Seed, haverá quatro ciclos de atividades entre a consultoria e os diretores e coordenadores pedagógicos. “Com esse projeto, nosso objetivo é atingir não só os alunos, professores e funcionários das escolas, como também toda a comunidade, para que saibam a importância de dar a devida atenção a este assunto dentro das casas”, finalizou.