12 JUN 2019
Prefeitura de Votorantim e Polícia Militar realizam 5ª Operação Dignidade

Cinco pessoas já deixaram as ruas da cidade; dez aceitaram os cuidados da Casa de Passagem

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cidadania e em conjunto com a Polícia Militar, segue com as ações de resgate social da Operação Dignidade pela cidade. As equipes trabalharam nesta terça-feira (11) abordando pessoas em situação de rua na praça Zeca Padeiro, Praça dos expedicionários e no Terminal de Ônibus “João Souto”.

Conforme explica a Secretaria de Cidadania, a operação tem obtido bons resultados, tanto é que, em cerca de dois meses, cinco pessoas deixaram as ruas, sendo que dez aceitaram os cuidados da Casa de Passagem “Dr. Josmar Mariano da Silva”. Reforçando a segurança, as operações também possibilitaram à PM a localização e encaminhamento de duas pessoas foragidas da Justiça.

“Já fizemos mais de 50 abordagens, totalizando 18 pessoas, pois normalmente voltamos a conversar com os mesmos moradores em situação de rua. Ou seja, cerca de 30% das pessoas que conversamos saíram das ruas, sendo que uma conseguiu emprego com carteira assinada e dois foram para o Projeto Reintegrar da Prefeitura”, destacou. A pasta reforça ainda a orientação para que a população não forneça alimentos, dinheiro e outros objetos, “uma vez que isso dificulta a aceitação das pessoas em situação de rua em concordar com a utilização dos serviços oferecidos para eles no município”.

A ação é realizada em parceria com Guarda Civil Municipal, Caps AD, Caps II, Creas, assistentes sociais e médica psiquiatra. Na última operação, houve a participação do Conselho de Segurança (Conseg) e da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp). A pasta explica, ainda, que não existe uma ação compulsória, já que os trabalhos visam à garantia dos direitos dos moradores de rua, auxiliando, inclusive, com a elaboração de documentos quando necessário.