06/06/2019
Prefeitura promove encontro para tratar sobre plano de drenagem das bacias dos córregos Cubatão e Vidal

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), promoveu nesta quinta-feira (06), na sala de reuniões do gabinete, um encontro para apresentar o plano de drenagem das microbacias dos córregos do Cubatão e do Vidal, com atualização do estudo das áreas de risco de Votorantim.

O plano foi realizado pela MEP Consultoria Ambiental, contratada para elaborar o estudo por meio de verbas do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). As ações foram apresentadas pelos engenheiros da empresa.

Na ocasião, participaram da reunião representantes das secretarias de Meio Ambiente, Serviços Públicos, Obras e Urbanismo, bem como a diretora técnica do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Regina Ribeiro. O encontro faz parte da programação em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

O estudo apontou as áreas críticas e ofereceu sugestões de ações, contemplando melhorias estruturais, ou seja, as que demandam altos investimentos, e as não estruturais, que não necessitam de recursos, mas sim de monitoramentos e de programas de rotina, tendo em vista que limpeza de sarjetas, bocas de lobo, caixas de inspeção, entre outros, são realizados pela Secretaria de Serviços Públicos.

Para evitar inundações das áreas das bacias dos córregos do Cubatão e do Vidal, o plano elaborou um sistema de drenagem, já que o escoamento das águas sempre ocorrerá, cabendo ao município deixar esse sistema mais eficiente e sem inundações. Além dos pontos críticos de macro e microdrenagem, também foram cadastradas todas as estruturas de captação de águas pluviais.