22 MAI 2019
Escola municipal de Votorantim cultiva horta que auxilia na alimentação e aprendizagem dos alunos

A introdução de alimentos saudáveis, como verduras e legumes, é muito importante desde a primeira infância. Dessa forma, a escola municipal Sueli Gazolli Campos, do Jardim Serrano, de Votorantim, utiliza sua própria horta para desenvolver bons hábitos alimentares entre os alunos, além de temáticas para outras atividades na sala de aula.

O projeto, que está em seu sexto ano, surgiu da ideia de trabalhar na prática a Semana da Alimentação Saudável, que acontece todo mês de março. A equipe escolar percebeu que mesmo com essa ação os alunos ainda possuíam resistência em relação aos alimentos e, assim, a horta despertou o interesse das crianças. A plantação tem início também em março e segue ao longo do ano com diversas colheitas de alimentos como alface, rúcula e cenoura.

As crianças, com idade entre 3 e 6 anos, participam de todo processo de cultivo com a ajuda dos professores. A diretora da escola, Tais Roberta, ressalta que o foco das atividades com a horta é a integração de aprendizagens, pois é possível ampliar possibilidades de conhecimento, desde de temas relacionados ao meio ambiente até a alimentação. “Esse projeto é um instrumento educativo muito valioso, eles podem ter contato com a terra e descobrir inúmeras formas de vida”, afirma.

As verduras e legumes da horta complementam a merenda escolar e despertam a empolgação das crianças de poderem consumir o que elas mesmas cultivaram, bem como trabalha, desde cedo, sobre a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Além disso, conforme ressalta a Secretaria de Educação, a pasta também trabalha com todos os alunos da rede municipal o Calendário Ambiental, que trata sobre as datas comemorativas nas escolas para informar e conscientizar as crianças sobre a importância da manutenção e disponibilidade de água, do descarte correto do lixo e da conservação das áreas verdes.