CADASTRO
Faça seu cadastro gratuitamente

07/05/2019
Saúde promove palestras durante a Semana do Uso Racional de Medicamentos

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde, realiza palestras com orientações sobre a Semana do Uso Racional de Medicamentos. Na manhã desta terça-feira (07) o evento foi realizado na Unidade Básica de Saúde do Parque Bela Vista e irá percorrer todas as unidades.

Além disso, no sábado (11), a ação de conscientização será realizada durante a feira livre, ao lado da Praça de Eventos “Lecy de Campos”, das 9h às 12h, bem como aferição e testes de glicemia. De acordo  com a Sesa, apesar de a campanha ser feita de 5 a 11 de maio, todas as unidades receberão a palestra até o dia 24 de maio.

A palestra é ministrada pelo farmacêutico Adalberto Leme de Oliveira, responsável pela farmácia da Unidade Básica de Saúde da Vila Nova Votorantim. O encontro começa às 7h, onde todos os pacientes das unidades recebem orientação sobre o uso correto de medicamento.

Quem estava na unidade do Parque Bela Vista nesta terça-feira era o aposentado José Carlos, que acompanhava a esposa para uma consulta. “Sempre venho nesta UBS. É muito importante esta ação pois conheço pessoas que se automedicam, compram por indicação”, contou.

Entre as orientações passadas está em não tomar antibióticos baseando-se em tratamentos feitos por outra pessoa ou indicado por vizinhos e parentes, já que resfriados, gripes e a maioria das infecções de garganta e ouvidos são causados por vírus. Antibióticos não são indicados para essas doenças.

O farmacêutico destaca ainda que todo medicamento pode causar efeitos indesejáveis graves, como reações alérgicas e outras complicações sérias para o organismo. “O uso incorreto de um medicamento pode agravar ainda mais a doença”, explica.

Nesta semana serão visitadas as unidades do Jardim Clarice Vila Garcia e Rio Acima, sendo uma por dia. Já do dia 13 ao 17, os encontros serão no Green Valley, Jardim Serrano, Itapeva, Barra Funda e Novo Mundo. Na semana de 20 a 24, acontecerá nas unidades do Promorar, Jardim Archila, Jardim Cristal, Tatiana e Vila Amorim.