12 JUL 2018
Votorantim tem 5 casos de H1N1 com dois óbitos

Secretaria da Saúde reforça que a campanha de vacinação contra a gripe prossegue nas unidades básicas de saúde

A Secretaria da Saúde de Votorantim informa que o município registra cinco casos confirmados de Influenza H1N1, dos quais dois óbitos. De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, o primeiro óbito refere-se ao de uma criança de seis anos de idade, cuja residência da paciente estava sendo verificada tendo em vista que o atendimento ocorreu em outro município.

Já o segundo óbito é de um adolescente de 12 anos, que também foi atendido em outra cidade e estava sob investigação. Até o momento há ainda outros três casos suspeitos da doença, que estão aguardando resultados.

Segundo explica o Departamento de Vigilância em Saúde, a campanha de vacinação contra a gripe, que protege contra o vírus H1N1, continua na cidade, nas unidades básicas de saúde. “A vacina é segura e é a melhor forma de prevenção contra o vírus H1N1." Para melhor controle do fluxo da divulgação das informações necessárias sobre os casos de H1N1, a Secretaria da Saúde passará a adotar a expedição de um boletim semanal, às sextas-feiras, sobre os registros da doença na cidade.

Orientações

A Influenza, também conhecida como gripe, é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação são as pneumonias e, de acordo com o Ministério da Saúde, são responsáveis por um grande número de internações hospitalares no país. Pode ser transmitida de forma direta por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, ao tossir ou ao falar, ou por meio indireto pelas mãos, que após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem carrear o vírus diretamente para a boca, nariz e olhos.

O Ministério orienta que sejam adotadas medidas gerais de prevenção como frequente lavagem e higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe, entre outros cuidados.

Sintomas

Ainda de acordo com as determinações do Ministério, o serviço de saúde deve ser procurado imediatamente caso apresente algum desses sintomas: dificuldade para respirar, lábios com coloração azulada ou roxeada, dor ou pressão abdominal ou no peito, tontura ou vertigem, vômito persistente, convulsão.

Já os indivíduos que apresentem sintomas de gripe devem evitar sair de casa em período de transmissão da doença (até 7 dias após o início dos sintomas); restringir ambiente de trabalho para evitar disseminação; evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados; adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.