10 JUL 2018
Votorantim tem 4 casos confirmados de H1N1

Entre eles há um óbito sob investigação de paciente com atendimento em outro município

A Secretaria da Saúde de Votorantim informa, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, que a cidade registra quatro casos confirmados de Influenza H1N1, dos quais um óbito na zona rural, cuja residência declarada pelos familiares do paciente está sendo verificada, uma vez que o atendimento se deu em Mairinque. Trata-se de uma criança de seis anos de idade.

A Vigilância informa ainda que há outros quatro casos suspeitos sendo investigados dos quais um deles refere-se ao óbito de uma criança de 12 anos, também com atendimento em outra cidade.  De acordo com a diretora da Vigilância, Nila Puglia, Votorantim tem doses disponíveis das vacinas contra a Influenza 2018  em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Ela explica que a vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Neste ano, apenas a cepa da influenza A (H1N1) não foi alterada. “A vacina é segura e é a melhor forma de prevenção contra o vírus H1N1”, diz.

Desde o último dia 25 de junho, as doses da vacina contra a gripe também estão disponíveis, enquanto durarem os estoques do município, para os grupos de crianças de 5 a 9 anos de idade e pessoas entre 50 e 59. A liberação das doses é uma determinação do Ministério da Saúde e Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE). Dos grupos prioritários, somente o de idosos, pessoas com 60 anos ou mais, atingiu a meta e a campanha imunizou até o momento 10.401 pessoas, ou seja, 97,63% do público alvo.